Os 7 Pecados Capitais - 6º A Vaidade


a vaidade é um pecado que traz sofrimento por falta da aceitação


OS SETE PECADOS CAPITAIS - A VAIDADE

    A vaidade não está simplesmente incluida no ficar bonita(o), mas também em passar por cima das pessoas

    A vaidade (chamada também de orgulho ou soberba) é o desejo de atrair a admiração das outras pessoas. Uma pessoa vaidosa cria uma imagem pessoal para transmitir aos outros, com o objetivo de ser admirada.
   A vaidade é mais utilizada também hoje para estética, visual e aparência da própria pessoa. A imagem de uma pessoa vaidosa estará geralmente em frente a um espelho, a exemplo de Narciso.
    Uma pessoa vaidosa pode ser gananciosa, por querer obter algo valioso, mas é só para causar inveja aos outros. Um ser humano invejoso, por sua vez, identifica com bastante facilidade um ser humano vaidoso, pois os dois vicios se complementam, e um e` objeto do outro.
    O que pelas lentes de alguns é asseio, glamour, fantasia, amor ao belo ou elevação da auto-estima, pelas lentes de outros pode ser (ou parecer) vaidade.
    Nos Ensaios de Montaigne há um capítulo sobre vaidade. Um escritor brasileiro, Flávio Gikovate, tem se dedicado a analisar a influência da vaidade na vida das pessoas e seus impactos na sociedade.
    Uma das abordagens da vaidade na literatura é feita por Oscar Wilde no livro O Retrato de Dorian Gray, onde o principal tema é a vaidade do personagem Dorian, onde o jovem e` ao mesmo tempo velho, e o velho e` ao mesmo tempo jovem.
    Querer ter o que não pode ter só por causa que o seu vizinho tem é vaidade e também a vaidade vem por parte da inveja, soberba, luxuria e muitos outros pecados. Vamos procurar aceitar-nos como somos, pois a maior riqueza que temos em nossa vida é Jesus.