As Drogas e Suas Consequências

O abuso de álcool e drogas é uma questão preocupante que afeta diversas pessoas em nosso país, infelizmente. Precisamos orar por essas pessoas. Saiba mais.

O número de pessoas viciadas em qualquer tipo de droga tem crescido no brasil de forma assustadora, segundo dados do OBID, site do governo que dá estatísticas sobre as drogas no Brasil, a drogas mais utilizada é o álcool (74,6% da população brasileira) e a segunda mais usada é o tabaco (44% da população). É triste em saber que nosso país de acaba com essas drogas e muitas outras que aumentam a cada dia.

Na época de Cristo e muitos anos antes de Cristo a droga mais usada também erá o álcool, ou seja a ferramenta do inimigo que deu certo e que está dando até hoje. Veja o versículo: 

“O vinho é zombador e a bebida é a fermentada que provoca brigas; não é sábio deixar-se dominar por eles”.

Provébios 20:1. 

Com o passar dos anos foram-se aumentando os números de viciados, drogas diferentes sugiram e hoje estamos vendo o Brasil com mais de 156 milhões de pessoas que usam qualquer tipo de droga, viciado ou não. O Canadá é o país que consome mais drogas no mundo e a droga mais consumida lá é a maconha.

Mas o que mais me preocupa na atualidade é a droga chamada CRACK, atualmente são cerca de 1,4 milhões de brasileiros que já usaram ou que são viciados no crack. O efeito de droga age no sistema nervoso do ser humano em apenas 10 segundos e com efeitos de 3 a 10 minutos, uma droga muito forte e vicia em muitas vezes no primeiro uso.

Segundo estatísticas aumentam 1,2% de pessoas que passam a consumir essa droga aqui no Brasil e no mundo inteiro o crescimento é muito maior. O crack mata mais rápido que todas as outras pois a tendencia de quem usa é aumentar o consumo cada vez mais chegando a causar overdose.

Já houveram muitas ações brasileiras para amenizar esse mal que cresce a cada dia uma delas que mais marcaram foi o fim da cracolândia, mas infelizmente o crescimento do tráfico continua aumentando.

Quem é viciado em drogas o fim dessa pessoa é terrível, para os fumantes a chance de ter um câncer de pulmão é de 70%, os que bebem podem causar problemas no fígado, no estômago, cérebro, pâncreas…

Os que usam as demais drogas como crack, maconha, cocaína, e muitas outras, as doenças principais são a overdose, infecções e câncer, além de problemas de o vício ser tão grande que consequentemente compra-se mais drogas e não pagam e acabam sendo assassinadas por dívidas.

Amigo(a) leitor(a), decidi fazer essa postagem falando sobre esse tema pois vi o quanto isso tem destruído jovens, adultos e até crianças que poderiam estarem felizes, mas infelizmente são escravas desse mal, vamos orar por essas pessoas, pedir a Deus que os livrem desse mal, o diabo quer que isso cresça pois ele quer destruir vidas, mas nós filhos de Deus, temos que fazer nossa parte, orar por essas vidas, evangelizar e ajudá-las na medida do possível.

O fato é que o mundo está se destruindo e um dos motivos são as drogas, que podem acabar com a vida das pessoas e de suas famílias. Mas com base na bíblia e na fé é possível ter uma grande ajuda por meio de sua Palavra para alcançar a cura.

A relação das drogas com outras questões 

O uso e abuso de álcool e outros tipos de drogas nas sociedades é um dos grandes problemas sociais e de saúde pública da atualidade. Diretamente relacionado com outras questões, como a ocorrência de roubos, mortes, tráfico e diversos tipos de violência, o problema vem aumentando de forma muito intensa, assim como a precocidade de experimentação das drogas, quando crianças e adolescentes acabam experimentando álcool dentro das próprias casas. 

Considerada como uma doença biopsicossocial pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a dependência química é um mal que pode afetar os indivíduos de diferentes maneiras, pois além de comprometer a saúde mental e os diferentes tipos de relacionamentos, quando as drogas entram no organismo podem originar ou agravar outras enfermidades. 

No entanto, as consequências negativas vão além da questão da saúde do dependente, interferindo na sua segurança no local de trabalho, na rua ou em qualquer outro ambiente, bem como na sua relação com a família, amigos e demais pessoas.

Apesar das decorrências serem sempre maléficas, os efeitos podem variar conforme a idade de quem está fazendo o consumo, bem como o tipo e a quantidade de droga ingerida. Nos idosos, normalmente as substâncias podem intensificar as doenças já existentes mais comuns da idade. 

Já nos mais jovens, as drogas podem prejudicar de maneira muito forte o desempenho escolar, além de ocasionar diversas doenças e afetar de maneira muito intensa o crescimento, o desenvolvimento e o psicológico da pessoa, levando em consideração que a adolescência em si já é uma fase repleta de mudanças e desafios.

Dados sobre o consumo de drogas 

Para se ter uma ideia da dimensão do problema das drogas no mundo, de acordo com o Relatório Mundial sobre Drogas, do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes, divulgado em 2022, durante o ano de 2020 a quantidade de pessoas no mundo todo, com idades entre 15 e 64 anos, que fizeram uso de alguma droga foi de 284 milhões. Fazendo um panorama comparativo com o mesmo período de dez anos atrás, o aumento foi de 26%.

Só no Brasil, os dados de 2015 do 3º Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira, realizado pela Fundação Oswaldo Cruz em parceria com outras instituições de pesquisa, mostram que 3,2% da população brasileira havia feito uso de alguma droga nos últimos 12 meses antes da coleta dos dados. Isso representa um alarmante número de 4,9 milhões de pessoas, entre 12 e 65 anos.

O estudo mostra também que a substância química mais utilizada pelos brasileiros durante aquele ano da pesquisa foi a maconha, com uma porcentagem de 7,7 do total. Em seguida, vem a cocaína em pó, com 3,1% de pessoas que fizeram uso em até 30 antes anterior à realização da pesquisa. 

A presença do álcool no desenvolvimento da humanidade 

Bebidas alcóolicas, especialmente o vinho, sempre esteve presente no dia a dia das sociedades, até mesmo antes na época de Cristo. Com o passar do tempo, a relação das pessoas com a bebida foi se tornando fonte de problemas, trazendo sofrimento para quem é vítima do vício, para as suas famílias e amigos e para a população como um todo.

Estamos falando de substâncias químicas capazes de alterar o raciocínio e o comportamento das pessoas e que pode passar uma percepção errônea, por algum instante, de que aquilo vai ser algo bom. Entretanto, se torna devastador em todos os sentidos ao desenrolar do consumo.

Crack, o maior vilão 

Quem faz o uso de uma determinada droga tem grandes chances de experimentar e se viciar nas outras também. Elas são muito próximas umas das outras e podem ser a porta de entrada para a próxima experimentação e o desenvolvimento do vício. Cada uma tem um efeito e consequências próprias no organismo. No entanto, quando o indivíduo chega no crack é o momento em que a situação já está bastante crítica. 

Essa droga apresenta uma ação assustadoramente rápida, diante das características já citadas de atingir o sistema nervoso em aproximadamente 10 segundos e os efeitos durarem em média de 3 a 10 minutos. Tais efeitos diminuem conforme a quantidade de uso aumenta, o que explica, portanto, a facilidade com que as pessoas se viciam, principalmente na ocasião do primeiro uso.

Nesse contexto, vale destacar que o uso de qualquer tipo de substância química causa sérios danos ao corpo e mente e os dependentes químicos ficam expostos a diversos riscos à sua saúde e vida. Cânceres em diferentes partes do corpo, overdose, cirrose, infartos, acidente vascular cerebral e o desenvolvimento de muitos transtornos psicológicos são apenas algumas das ocorrências possíveis. 

Como procurar ajuda 

Além de se apegar à palavra de Deus e ter fé para conseguir alcançar a cura e ficar livre deste mal, é preciso se conscientizar de que esta doença pode acabar com a vida, tendo que ter força para lutar e conseguir a vitória.

Hoje em dia, há muitas instituições de tratamento especializado para o tratamento da dependência química. 

Além do atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), existem comunidades terapêuticas e clínicas particulares, com profissionais capacitados para atender o indivíduo nas suas necessidades e tratar os danos causados pelas drogas. 

E nesse universo de busca pela salvação e livramento das drogas, não podemos deixar de destacar o trabalho de fé e orientação das instituições religiosas, que lutam contra esse grande problema social. 

Por dias melhores baseado na fé 

Períodos difíceis fazem parte de nossa vida. No entanto, sempre há uma forma de enfrentar os problemas e superá-los. Por meio da fé e da esperança em Deus, é possível adquirir força e confiança para ter uma boa qualidade de vida e bem-estar em todos os momentos. 

Está precisando de uma palavra de fé e conforto? Então, acompanhe o site Conhecimentos do pai e encontre mensagens que podem fazer a diferença nos seus dias e transformar a sua vida para cada vez melhor.

Recomendamos para você:

Deixe o seu precioso comentário logo abaixo desse texto, te convido a nos seguir nas redes sociais e também nos ajude nessa obra de evangelização apenas compartilhando essa mensagem.

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: