Os Humilhados Serão Exaltados – Lucas 18:14b

Versículo: "Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado" - Lucas 18:14b Estudo e significado desse versículo.

os humilhados serao exaltados - Os Humilhados Serão Exaltados - Lucas 18:14b
Os Humilhados Serão Exaltados

Muitos momentos de nossa vida nos sentimos humilhados, seja com a família, com o relacionamento emocional, amigos e principalmente trabalho. Veja essa mensagem sobre os significado do versículo Os humilhados serão exaltados.

Esses dias um amigo meu ficou muito triste, pois descobriu que um colega seu de trabalho, no qual ele confiava, falou mal dele ao seu gerente, esse meu amigo por nome Roberto, falou para mim que não sabia por que quiseram o prejudicar, pensou até em desistir de seu trabalho, então eu mostrei um belo versículo para ele que diz:

“Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado”.

Lucas 18:14b

Expliquei a Roberto que ele não deve viver em função dos outros e nem o que os outros falam, mas sim seguir confiante sabendo que Deus exalta aquele que é humilhado. A humildade é a chave para o sucesso de todos nós.

“Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança.”

Mateus 5:5

“Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus”

Mateus 5:3

Nesses outros versículos, o Senhor continua mostrando onde realmente deve estar o objetivo da nossa vida aqui nesta terra: viver com o coração limpo e humilde para alcançar a herança eterna.

Se entendermos que somos feitos para o céu, as dificuldades que passamos aqui perderão a força e conseguiremos superá-las com mais determinação e coragem.

É Bendito, diz o Senhor, aquele que age com humildade e pobreza de coração. Ainda que as riquezas deste mundo sejam tentadoras, o mais importante está em ser pobre de coração, entendendo que não somos nada e em Deus temos tudo.

Vamos aprofundar um pouco mais neste chamado do Senhor à humildade, buscando entender o que Ele quer de nós, afinal?

O Céu é para os humildes!

A essência daquele versículo, em Lucas 18:14b, no qual vemos o Senhor falando que “todo aquele que se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado” é exatamente esse: O céu é para os humildes!

Afinal, ser exaltado, nas palavras de Jesus, significa também alcançar a vida eterna, alcançar a Salvação e garantir a morada na pátria celeste.

É isso que todos nós almejamos, não é mesmo? Acreditamos existir um céu, no qual irá morar todo aquele que for fiel à vontade do Senhor, praticando as boas obras de caridade e vivendo o amor ao próximo.

Para viver tudo isso é preciso muita humildade, pois essa virtude nos faz reconhecer que nada somos ou temos; é Deus quem age em nós.

Pare para pensar: você tem capacidade de amar quem te fez mal se não fosse pela graça de Deus? Teria condições de perdoar quem te feriu? Ou de oferecer algo bom para quem lhe fez algo ruim?

Jesus nos ensina a agir dessa forma, como sendo atitudes que nos levarão ao Céu, mas é preciso reconhecer que, somente por graça Dele, conseguimos agir desse modo.

O texto de Lucas, em alguns versículos anteriores, narra a Parábola do fariseu e do publicano que, subindo ao Templo para orar, tiveram atitudes diferentes diante de Deus.

O fariseu, conhecido por seguir e praticar a Lei, orava se engrandecendo e julgando as atitudes daqueles que não seguiam conforme a Palavra.

Já o publicano, conhecido por viver fora da graça de Deus, não ‘ousava sequer levantar os olhos ao céu’, visto que ele reconhecia que era pequeno diante da grandeza do Senhor. 

As palavras deste homem foram poucas, apenas reconhecendo que era pecado e precisava da Misericórdia de Deus em sua vida.

O Senhor conclui a sua Parábola deixando o ensinamento que nos direciona nesta reflexão e nos fazendo compreender que de nada valem as boas obras se não reconhecermos que é a graça de Deus que nos sustenta e dá força para praticá-las.

A nossa essência humana é boa, mas corrompida pelo pecado. Fomos criados à imagem e semelhança do Senhor que é infinitamente bom. É nele, então, que devemos nos espelhar para caminhar neste mundo.

Jesus viveu aqui com toda humildade, não se deixando “prevalecer de sua igualdade com Deus, aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens” (Filipenses 2:6-7).

Ele era Deus e viveu como escravo para nos ensinar que é pela graça do Pai, com humildade, que alcançaremos a Salvação Eterna, a morada celeste, o Reino dos Céus.

Cristo nos ensina o perdão

os humilhados serao exaltados 1024x576 - Os Humilhados Serão Exaltados - Lucas 18:14b
Os Humilhados Serão Exaltados

A Bíblia ainda nos dá mais indícios mostrando que os humilhados serão exaltados para honra e glória de Jesus. Ainda em Lucas, mas no Capítulo 6, podemos ver a demonstração de sabedoria de Cristo quanto à humildade, ao perdão e uma vida bem-aventurada de acordo com seus ensinamentos.

O versículo 21 diz: “Bem-aventurados vocês, que agora têm fome, pois serão satisfeitos. Bem-aventurados vocês, que agora choram, pois haverão de rir”. Veja, caro(a) leitor(a), o que Jesus nos mostra sobre aguentar os percalços da vida e, através da fé, buscar o Reino dos Céus – sempre evitando o orgulho e a vaidade, principais motivos da queda de Satanás.

E isso se aplica até com aqueles que nos fazem mal. Os versículos 27, 28 e 29, por meio das palavras de Cristo, nos mostram o caminho da Salvação. “Mas, eu digo a vocês que estão me ouvindo: amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam/ abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam/ Se alguém lhe bater numa face, ofereça-lhe também a outra”.

Perceba as palavras de Cristo, com destaque à última. Não é buscando a vingança, carregando o ódio, desejando o mal ao próximo que as coisas se resolvem. Uma verdadeira atitude cristã, como falamos nesse capítulo, é ser humilde e seguir os passos que Jesus nos ensinou – dando a outra face toda vez que tentarem nos agredir.

Veja quão belo é isso: num mundo cercado pela violência, o desrespeito ao próximo e com pessoas tentando separar outras pessoas por grupos, Deus por meio do Seu Filho no ensina que a parcimônia é o Caminho dos Céus. Não obstante e dessa forma, percebemos o que o Salvador fez ao saber da iminente crucificação.

deus exalta - Os Humilhados Serão Exaltados - Lucas 18:14b
Os Humilhados Serão Exaltados

Jesus não abandonou o calvário. Abraçou-o para morrer pelos nossos pecados. Lucas 23:34 nos traz exatamente a sintonia entre o perdão, a humilhação e o Reino dos Céus para aqueles que seguem Sua Palavra. “E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”. Cristo perdoou seus algozes. É isso que ele quer que você faça.

Por isso, mesmo com as dificuldades, não se preocupe com a humilhação. Deus tem um propósito para você. É isso que Ele diz em Jeremias 29:11. “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro”.

Não desista – e, se cair, procure levantar, “pois ainda que o justo caia sete vezes, tornará a erguer-se” como Provérbios 24:16 nos ensina.

Seguir os ensinamentos de Jesus Cristo sobre humildade é o segredo para superar qualquer problema – como o que Roberto encontrou. Recorde-se sempre: há um Deus maior que todos os desafios que aparecem.

Lembre-se, querido irmão, querida irmã: o objetivo principal do cristão é o Reino dos Céus. Nossa estadia aqui na Terra é passageira – o que não nos tira a responsabilidade de termos compaixão e amor ao próximo. Sigamos, assim, sendo humilhados, futuramente exaltados, mas principalmente: obedecendo aos ensinamentos do Filho de Deus.

Bíblia: os humilhados serão exaltados

senhor - Os Humilhados Serão Exaltados - Lucas 18:14b
O Humilhados Serão Exaltados

A bíblia é um livro que nos oferece muito conhecimento. Para saber quais foram os passos de Jesus na terra e a sua trajetória, basta guiar-se pelas palavras desse santo livro.

Cada capítulo, cada passagem, tem como objetivo nos ensinar algo que foi vivido e superado por Cristo.

Inclusive, vale ressaltar: Jesus também venceu a humilhação em todas as vezes que teve seus dons questionados, acreditando que os humilhados serão exaltados.

Confira alguns trechos da bíblia que nos ajudam a compreender melhor:

“Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado.”

Lucas 18:14b

“Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança.”

Mateus 5:5

“Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus.”

Mateus 5:3

O que devo fazer quando for humilhado?

É claro que ninguém gosta de se sentir humilhado ou de ser a piada de alguém, ainda mais quando estamos falando de pessoas amadas e que significam algo em nossa vida.

Entretanto, é importante lembrar: a forma como você vai reagir às ofensas diz muito sobre você e sobre a sua crença nos ensinamentos de Cristo.

São nesses momentos que devemos mostrar o quanto é poderoso os ensinamentos que ele deixou. Essa é a melhor forma de honrar e agradecer tudo o que ele fez e faz por nós.

Permita que o perdão tome conta

Assim que você se sentir ofendido ou humilhado por alguém, pratique o perdão. Apague do seu coração os sentimentos ruins e perdoe com todo o seu amor.

Todos nós erramos, mas o perdão é um dos atos mais bonitos que podemos ter por alguém, afinal, essa é uma das provas do amor de Cristo por nós.

Então, sempre perdoe aquela pessoa que te humilha. Ore por ela, para que Deus possa iluminar os seus caminhos com sabedoria e amor.

Não adianta discutir ou ofender o próximo. Lembre-se sempre: aquele também é seu irmão e devemos amar o próximo como a nós mesmos.

Cristo foi por tantas vezes humilhado enquanto estava na terra, mas nunca ofendeu ou retrucou ninguém porque ele sabia qual era o objetivo dele aqui: deixar marcada a sua história de fé e ensinamentos.

Então faça como ele e tenha a prova de que os humilhados serão exaltados!

Quer continuar lendo os conselhos de Cristo? Acesse o nosso blog e confira os outros textos que preparamos para você. Aproveite para nos seguir nas suas redes sociais.

Conclusão sobre o versículo “Os humilhados serão exaltados”

Amado(a) leitor(a), mesmo com suas dificuldades não desista, humilhe-se aos pés do Senhor e se tem alguém querendo o teu mal e te humilhando, saiba que Deus está contigo, saiba que ninguém poderá tocar em um fio de cabelo teu, e se alguém se atrever a te prejudicar Deus vai se levantar do trono e mostra que você é o escolhido(a), Deus não desampara nunca um(a) filho(a) seu. Tão somente creia no poder de Deus e seja humilde, pois Deus ama os humildes.

Por fim Roberto, em oração entregou seu problema e continuou a seguir com fé e humildade, sabe o que ele conseguiu hoje? Foi promovido, todos que viram ele humilhado, o viu ser exaltado para honra e glória do nome do Senhor Jesus.

Em muitos momentos da nossa vida, passamos por situações complicadas e que podem nos trazer a sensação de humilhação, seja com amigos, parentes ou até mesmo no ambiente de trabalho. Mas, sempre que isso ocorre, você consegue lembrar que os humilhados serão exaltados?

É fato que, às vezes, acaba sendo difícil lembrar-se dessa frase em meio ao turbilhão de sentimentos. Quando somos magoados por quem amamos, com a sensação de humilhação, ficamos abatidos e tristes.

Entretanto, é exatamente nesse momento que devemos lembrar-nos das palavras que Jesus nos disse. Só o seu caminho pode diminuir a nossa dor e confortar a nossa alma, nos fazendo lembrar que os humilhados serão exaltados.

Veja mais abençoadas mensagens para tua vida:

Siga-nos nas também nas redes sociais e receba mais abençoadas mensagens.

Jesus Te Ama Muito

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

4 Comentários:

  • Olá , creio que deus tbm ira me exaltar . Estou gravida , e vivo num relacionamento em que se eu irritar o parceiro já é motivo pra levar socos e tapas empurrões , sou constantemente humilhada verbalmente psicologicamente … Vivo numa tristeza profunda !

    • Amada, entregue logo a sua vida a Jesus!
      Coloque Ele em primeiro lugar, antes de tudo.
      Aconselho a senhora a ir à igreja universal. Lá encontrei Jesus!!
      Hoje, sou imensamente feliz.

      • Lucia .
        Preciso de oração.
        Tô precisando muito me afirma numa igreja mais não tenho força.
        Preciso de ajuda

  • A Bíblia não diz que o humilhado será exaltado, isso é um erro…ela disse que aquele que se humilhar… uma coisa é você ser abatido e ser obrigado a se humilhar, outra coisa é você mesmo estando por cima, descer e se humilhar aos pés do Senhor Jesus, sem ser obrigado a fazer isso… não confundam ser humilhado com SE HUMILHAR….

Deixe seu comentário: