Histórias Bíblicas – A Parábola das Dez Virgens

A parábola das dez virgens que vai te fazer refletir na volta de Jesus que está cada vez mais próxima.

a parabola das 10 virgens - Histórias Bíblicas - A Parábola das Dez Virgens
Histórias Bíblicas – A Parábola das Dez Virgens

Os dias são maus e ainda há pessoas que estão com os olhos cheios de escamas, que não conseguem ver que Jesus está às portas, estão dormindo um sono para a morte, pois a qualquer momento Ele vai soar a trombeta e como será teu encontro com o Senhor?

Na parábola das dez virgens, Jesus quer deixar uma exortação para nós. Leia com atenção e coloque-se como uma das virgens que aguardam o noivo para as bodas:

“Pois digo-te que serão como as cinco virgens imprudentes, loucas que dormiram e não vendo que suas lâmpadas estavam vazias, sem azeite, esqueceram-se de enchê-las, não esperaram o noivo, ainda que Ele tendo avisado, que viria repentinamente para as bodas, estas não cuidando, foram surpreendidas, mas havia ali cinco virgens que não eram néscias e estavam com suas lâmpadas cheias, o que acordando tarde do seu sono, as imprudentes foram pedir as que tinham azeite em suas vasilhas, elas lhes disseram: ‘dai-nos do vosso azeite porque as nossas lâmpadas se apagam’, então as prudentes responderam: Se nós dermos do nosso azeite, pode ser que falte a nós e a vós, mas ide aos que vendem e comprai-o para vós. Indo elas comprar, chegou o esposo e as que tinham azeite em suas lâmpadas entraram para as bodas, e a porta foi fechada! As imprudentes voltando e chamando: Senhor, Senhor, abre-nos a porta! E Ele respondeu-lhes: em verdade vos digo que vos não conheço”.

Mateus 25-1:12.

Assim será quando o Senhor vier buscar seu povo, como estará sua lâmpada nesta hora? Jesus disse: “Enchei-vos do Espírito Santo e não de vinho onde há contendas.” – Efésios 5-18 Ainda há tempo, a porta da graça ainda está aberta, não vacilemos com as coisas terrenas, mas estejamos atentos aos sinais que antecedem a vinda do Messias, Jesus mesmo falou:

“Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o filho do homem há de vir.”

Mateus 25:13

Tempo de espera

A palavra “espera” pode sugerir muitos significados para nós, no entanto, a maioria deles vem acompanhada da ideia de “demora”. Se precisamos esperar, significa que o que desejamos não chegará no tempo que queremos. Pode chegar a qualquer hora e a qualquer momento.

Isso já nos coloca no contexto da Parábola das 10 virgens. Jesus quis elucidar nessa história que existem dois tipos de cristãos: de um lado, estão aqueles que aproveitam a vida como querem e deixam para se preocupar com a Obra de Deus no último caso, e do outro estão aqueles que vivem uma vida reta e justa, buscando fazer a vontade de Deus.

No entanto, viver de forma inconsequente pode acarretar inúmeras consequências, sendo a maior delas, a perda do céu. Se você realmente acredita na vida eterna e que Jesus voltará para levar os seus escolhidos, então vai precisar viver na vigilância deste grande dia.

“Pois não sabeis o dia, nem a hora”

Se não sabemos quando o Senhor virá, como podemos viver fora da sua graça? E se Ele chegar exatamente quando estivermos numa situação de pecado, sem arrependimento e mudança de atitude? A nossa garantia de céu só depende de nós mesmos e foi isso que Jesus quis mostrar com essa parábola.

Viver o tempo de espera não é fácil. Na verdade, é custoso e exigente. É necessário fazer muitas renúncias e todos os dias escolher a Deus acima de todas as coisas. O problema é que o mundo oferece tentações a todo o momento e podemos cair facilmente se não estivermos caminhando segundo o Espírito Santo.

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. (Mateus 26:41)

O Espírito está pronto quando nos colocamos em comunhão com o Senhor. Permanecer em Deus é fortalecer o Espírito para vencer as tentações da vida, no entanto continuamos sendo de carne e as nossas fragilidades nos acusam a todo instante. É nesse momento que somos provados em nossa fidelidade a Deus e, algumas vezes, acabamos caindo.

O erro não está em cair, mas em permanecer na queda. Por isso, Jesus pede que vigiemos e que alimentemos a oração constante em nossa vida. Há certos males que só se podem vencer através da oração.

Então, ore. Ore constantemente pedindo ao Senhor a graça de permanecer firme no seu propósito de vida. Até o dia que Ele volte e abra as portas do Reino para você.

Como viver a vigilância?

O que é vigiar, afinal? Escutamos essa palavra a todo o momento entre os irmãos e talvez o seu significado não seja tão claro.

Vigiar, portanto, é prestar atenção, observar. Isso nos leva a refletir no que precisamos prestar atenção e o que nós devemos observar. Nesse contexto, percebemos que somos chamamos a viver em estado de alerta, pois o Senhor Jesus pode voltar a qualquer momento e precisamos estar preparados.

É necessário observar os seus mandamentos e evitar o comportamento negligente e irresponsável, pois isso nos levaria a perder a vida eterna.

Viver a vigilância na vida cristã é essencial para se manter conectado com o Senhor e buscar a santidade todos os dias. Somente quem vigia, consegue identificar quando algo não está correto em sua vida e encontra coragem para renunciar em nome de algo maior.

A vigilância espiritual nos desperta do sono da preguiça, do comodismo, do abatimento, da tristeza, do pecado de modo geral.

“O Filho do Homem há de vir à hora em que não penseis” (Mateus 24:44).

O Senhor virá. Ele que se apresenta como o noivo da Parábola das dez virgens e Ele deseja receber todos nós em seus aposentos para celebrar a grande festa das bodas. Por isso, comecemos ainda hoje a cultivar o nosso estado de vigilância espiritual.

Hoje é a oportunidade perfeita para que você volte a sua intimidade com Deus, através do reconhecimento dos seus pecados, da oração pessoal, da busca pelo serviço a Deus, mediante a fidelidade ao ministério ao qual você foi chamado.

Se você chegou até aqui é porque Deus tem um lindo propósito na sua vida e espera a sua dedicação.

Jesus é o maior interessado em nos levar de volta à nossa verdadeira Morada e, por isso, deu a sua vida para nos salvar de todas as mazelas deste mundo. Já somos escolhidos, eleitos por esse Amor incondicional. Tudo que nós precisamos fazer é viver como as virgens prudentes, em constante vigilância, à espera do seu noivo.

Uma vida de decisão

Talvez o seu coração ainda esteja pensando como fazer para viver a vigilância, em constante preparação para a vinda de Jesus? Tudo pode ser resumido numa palavra: decisão.

É a sua decisão diária por Deus que te levará para o céu no fim dos tempos. Assim, todos os dias ao acordar, clame o Espírito Santo e suplique para que seja firme e perseverante nos seus propósitos de vida.

Lembre-se: sozinhos não conseguimos ir muito longe. Mas somente com a graça de Deus, nós conseguimos sustentar a nossa decisão de ser Dele neste mundo, em vista da vida eterna.

Acompanhe outros conteúdos em nosso blog e siga-nos em nossas redes sociais!

Autora: Sueli Hauser e Atualizado pelo Site

Saiba como Ler e Entender a bíblia, e tenha uma maior intimidade com Deus. Clique aqui e conheça esse método.

Leia mais…

Nos ajude nessa evangelização apenas compartilhando essa mensagem em suas redes sociais e te convido a nos seguir no Instagram.

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: