É Pecado Não Guardar o Sábado?

Veja a resposta sobre: Devemos guardar o sábado que é o quarto mandamento? Ou podemos guardar o domingo? É pecado não guardar o sábado?

site e pecado nao guardar o sabado - É Pecado Não Guardar o Sábado?
É Pecado Não Guardar o Sábado?

É pecado não guardar o sábado? Nessa mensagem vamos te passar o nosso ponto de vista a respeito. Hoje tem duas principais igrejas (Igreja Adventista do Sétimo Dia e Igreja Batista do Sétimo Dia do Brasil) que guardam o sábado que é o quarto mandamento conforme:

Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.

Êxodo 20:8-10

Enquanto existem outra versão em que não é exatamente o sábado que devemos guardar, mas pode ser também o domingo. E agora? O que seguir? Essa mensagem é para te ajudar a interpretar e iluminar tua mente sobre esse tema.

Missionário Fael Mendes fez um vídeo para nos ajudar nessa questão tão polêmica veja o vídeo abaixo

É pecado não guardar o sábado? – Vídeo do Canal Conhecimentos do Pai no YouTube

Além dos versículos que destacam esse mandamento também há um outro versículo chave que diz que devemos sim cumprir as leis de Deus ou seja os 10 mandamento a risca, em Tiago 2:10 “Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos” ou seja deve sim cumprir todas as leis de Deus ou seja os 10 mandamentos.

Não É preciso Guardar o Sábado Mas Sim Pode Guardar o Domingo

Existem justificativas bem claras que o próprio Jesus fez com que os seus discípulos não cumprissem a lei do sábado, encontramos em Mateus 12 – “Naquele tempo passou Jesus pelas searas, em um sábado; e os seus discípulos, tendo fome, começaram a colher espigas, e a comer” nesse instante os fariseus julgaram Jesus pois permitiu que seus discípulos trabalhassem no sábado, mas Jesus deu uma resposta que nem toda lei é possível cumprir o homem, fala que O Filho do homem também é Senhor no sábado (Mateus 12:8).

Ou seja sabendo que na necessidade que a vida nos impõe em trabalhar também no sábado encontramos sim misericórdia em Deus e podemos reservar o “nosso sétimo dia” que seria o domingo para guardar para o Senhor.

Conclusão! Devemos Sim ou Não Guardar o Sábado ou Podemos Guardar o Domingo?

“Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.”

Colossenses 2:16-17

“Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus.”

Romanos 14:5-6

Esse dois versículos é a conclusão clara em que tanto faz, na verdade o que o você crer é o que importa para Deus, assim diz o aposto Paulo: os que fazem diferenças de dia dê graças a Deus e os que não fazem diferenças de dias ou seja não necessariamente o sábado deve ser o dia para ser guardado dê graças a Deus também.

O que vai valer para Deus é o dia que você reservar. seja qualquer um dia da sua semana, seja segunda, ou quarta, ou domingo, ou sábado…  para adorar e santificar-se ao Senhor.

Deixe nos comentários a sua opinião sobre esse tema, e lembrando que respeitamos todas as opniões.

Veja mais mensagens para tua vida:

Siga nossa página no Facebook e veja mais mensagens edificantes para tua vida.

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

2 Comentários:

  • sobre esse assunto, entendo assim: temos que pregar a mesma
    doutrina dos apóstolos, pois a igreja primitiva perseverava na doutrina dos
    apóstolos (At.2:42; 1ªTm.1:3 e Tt.1:9). Existe um manuscrito do século 1 d.C.
    chamado 'Didaquê', que parece ser uma compilação de escritos feitos pelos
    cristãos primitivos os quais registravam a doutrina oral dos apóstolos, ou
    seja, os primeiros sermões; inclusive, a Didaquê consta no Códice de Jerusalém,
    do século 11 d.C. Os primitivos entendiam que não deviam se basear no antigo
    pacto mas sim no novo pacto (que começa na ressurreição de Cristo), o qual
    tinha como referência doutrinária a doutrina apostólica. Toda Escritura
    Divinamente inspirada é proveitosa para instrução e edificação, porém, no
    tocante à doutrina cristã (o ensino de Cristo ou a Lei de Cristo) é preciso
    harmonizar perfeitamente com a doutrina apostólica. Ciente disto, dois pontos
    devem ser notados:

    1) O apóstolo Paulo ensinou que a lei do velho pacto é uma
    sombra (tipologia) dos bens futuros, e que ninguém deve ser julgado por aqueles
    mandamentos, o que inclui os sábados (Cl.2:16-17; Hb.8:5).

    2) a visão que o apóstolo Paulo tinha acerca do decálogo (letras
    em pedras = mandamentos gravados em tábuas de pedra) era esta: O MINISTÉRIO DA
    MORTE, O MINISTÉRIO DA CONDENAÇÃO (2ªCo.3:7-9). Neste mesmo texto está bem
    claro que o decálogo era transitório (verso 11). Paulo entendia que aqueles
    mandamentos se findaram na carne de Cristo (Rm.10:4; Ef.2:15). Segundo a visão Paulina,
    o Antigo Testamento é alegoria do Novo Testamento, e Cristo veio e cumpriu tudo
    o que constava sobre Ele na lei e nos profetas, ou seja, no Antigo Testamento (veja
    Gl.4:24; Cl.2:17; Mt.2:23 e Lc.24:44). Então, Cristo é o nosso descanso
    (sábado), e hoje, na Graça, não temos a obrigação de guardar dia nenhum. Para
    mim, vejo o domingo como um dia especial apenas por remeter à ressurreição de
    Cristo, ou seja, a nossa vitória sobre a morte. Pois foi num domingo que Cristo
    ressuscitou. Só isso.

    PAZ.

  • Discordo plenamente do comentário acima porque a tábua dos Dez mandamentos é um texto distintivo de qualquer outro das Santas Escrituras:
    1- Escrita pelo Dedo de Deus (é o único texto sagrado ESCRITO PELO PRÓPRIO DEUS)
    2-Escrito em TÁBUAS DE PEDRA(é o único texto sagrado escrito neste material)
    3-Foi colocado dentro da ARCA DA ALIANÇA, SOB O PROPICIATÓRIO) é o único texto sagrado que foi colocado neste local;
    Agora eu vos pergunto: Foi por acaso que Deus teve este três cuidados com estes textos?
    É lógico que não!
    Deus sabia que no decorrer dos séculos, em virtude do grande conflito entre Cristo e Satanás, que ocorre neste mundo, o “homem aliado as forças demoníacas” tentariam mudar a sua Lei.
    Em relação ao texto que foi relatado de Jesus permitir o colher de espigas no dia de sábado para matar a fome dos discípulos temos que entender que não é pecado, num sábado, você está com fome e num pomar colher um fruto e come-lo para saciar a sua fome. Imaginemos Adão e Eva no jardim do Édem, passeando pelo jardim no dia de sábado, admirando a bela criação de Deus. Derrepente eles sentem fome e olham para uma árvore carregada de frutos e tem o desejo de come-los! Seria pecado colher o fruto e saborear uma obra de Deus feita para este fim. É lógico que não. Deus não pruvarua o casal endêmico deste prazer. Agora, se eu voz colher frutos no sábado para comercializa-los no mercado. Então, com certeza é pecado, porque tem um objetivo Comercial. Temos que entender também que os sacerdotes “violavam o sábado” porque eles realizavam os ritos, que eram trabalhos, no sábado, para interceder pelo povo.
    Isto não significa que Jesus aboliu o sábado mas em CIRCUNSTÂNCIA ESPECIAIS, ela pode sim ser “violado”.
    Nicodemos, quando foi conversar com Jesus, ele disse algo muito interessante que deveríamos levar a reflexão para identificarmos a obra de Deus. Ele falou:”ninguém pode realizar is sinais e prodígios que o Senhor realiza, SE DEUS NÃO ESTIVER COM ELE. Deus deixa sempre sinais inequívocos quando Ele está presente em alguma obra e os sinais que Ele deixou, distintivos do tratamento que Ele dez a sua Lei, deveria nos levar a uma profunda reflexão!

Deixe seu comentário: