O que é a Teologia? Como Surgiu a Teologia?

Curso Bacharel em Teologia da Universidade da Bíblia
O que é, o que ensina e como surgiu a Teologia?

O que é a Teologia? O que estuda? Como surgiu? Saiba tudo sobre a Teologia e aumente seus conhecimento na Palavra de Deus

Todo mundo já ouviu falar na palavra teologia alguma vez, não é mesmo? Por mais importante e conhecido que seja esse campo de conhecimento, a maioria das pessoas não sabe ao certo uma definição sobre o que é a teologia e qual o seu objeto de estudo.

A teologia caracteriza-se por ser um estudo sistemático a respeito da divindade, incluindo seus atributos, essência e existência. Podemos dizer que ela estuda as religiões e suas influências na sociedade. Por estudar os sistemas das crenças religiosas, podemos encontrar diversas teologias como cristã, judaica, umbandista e islâmica. Ou seja, de forma simplificada, a teologia é o estudo da existência de Deus, abordando a divindade e temas relacionados a ela, além das relações que tem com a humanidade em diferentes grupos sociais e culturas.

O curso de teologia estuda as religiões considerando um contexto histórico, e se dá através da pesquisa, análise e interpretação de textos sagrados, de tradições e fenômenos religiosos, da ética, moral, dogmas e doutrinas. Essas informações podem ser associadas a outras ciências sociais e humanas como sociologia, história, psicologia e antropologia.

Como surgiu

O termo teologia tem origem nas palavras gregas "theos" cujo significado é "Deus", e "logos" que é "estudo", designando assim uma ciência que estuda Deus e tudo o que a Ele está relacionado, considerando os textos sagrados.

Esse termo surgiu com os pré-socráticos na Grécia Antiga, tendo sido adotado primeiramente por Platão em sua obra "A República", com o objetivo de fazer referência ao uso da razão para compreender a natureza divina ao invés da compreensão literária. Depois, Aristóteles usou o termo com dois significados distintos: para se referir ao pensamento mitológico que existiu antes do surgimento da filosofia, e também para tratar do ramo fundamental da filosofia.

No cristianismo a adoção da teologia como conhecimento/estudo sobre Deus se estabeleceu com Santo Agostinho entre os séculos IV e V, que criou o conceito da teologia sistemática.

O que faz um teólogo?

Embora a maioria dos estudantes de teologia tenha como objetivo o sacerdócio, o teólogo pode atuar de diversas formas na sociedade. Ele pode lecionar as disciplinas de ética e religião para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio; como também pode seguir na área de pesquisas, tratando da relação entre fenômenos religiosos e atividades humanas; trabalhar em editoras do segmento religioso; prestar consultoria para organizações públicas ou privadas e indivíduos que usem a religião em seu trabalho.

O teólogo também pode trabalhar em ONGs, orientando e auxiliando grupos religiosos ou instituições que desenvolvem trabalhos religiosos. O curso de teologia oferece ainda uma ampla base para a discussão e defesa da fé através de palestras, debates, programas de rádio e TV e outros meios e eventos.

Agora que você entendeu melhor o que é a teologia, o que ela estuda e como aplicar seus ensinamentos em sua vida e ações do cotidiano, que tal fazer um curso de teologia para se aprofundar ainda mais nessa área tão rica? Esse estudo tem tudo para expandir sua mente e sua fé!

Saiba mais sobre o curso Bacharel em Teologia CLICANDO AQUI

COMENTE ABAIXO E DEIXE SUA OPINIÃO

Quem São os Mórmons? - Estudo das Religiões - Mórmons

Nessa série de Estudo das Religiões vamos aprender um pouco sobre a Igreja dos Mórmons. Quem São os Mórmons? - Estudo das Religiões - Mó...