Pular para o conteúdo principal

O que é a Teologia? Como Surgiu a Teologia?

Curso Bacharel em Teologia da Universidade da Bíblia
O que é, o que ensina e como surgiu a Teologia?

O que é a Teologia? O que estuda? Como surgiu? Saiba tudo sobre a Teologia e aumente seus conhecimento na Palavra de Deus

Todo mundo já ouviu falar na palavra teologia alguma vez, não é mesmo? Por mais importante e conhecido que seja esse campo de conhecimento, a maioria das pessoas não sabe ao certo uma definição sobre o que é a teologia e qual o seu objeto de estudo.

A teologia caracteriza-se por ser um estudo sistemático a respeito da divindade, incluindo seus atributos, essência e existência. Podemos dizer que ela estuda as religiões e suas influências na sociedade. Por estudar os sistemas das crenças religiosas, podemos encontrar diversas teologias como cristã, judaica, umbandista e islâmica. Ou seja, de forma simplificada, a teologia é o estudo da existência de Deus, abordando a divindade e temas relacionados a ela, além das relações que tem com a humanidade em diferentes grupos sociais e culturas.

O curso de teologia estuda as religiões considerando um contexto histórico, e se dá através da pesquisa, análise e interpretação de textos sagrados, de tradições e fenômenos religiosos, da ética, moral, dogmas e doutrinas. Essas informações podem ser associadas a outras ciências sociais e humanas como sociologia, história, psicologia e antropologia.

Como surgiu

O termo teologia tem origem nas palavras gregas "theos" cujo significado é "Deus", e "logos" que é "estudo", designando assim uma ciência que estuda Deus e tudo o que a Ele está relacionado, considerando os textos sagrados.

Esse termo surgiu com os pré-socráticos na Grécia Antiga, tendo sido adotado primeiramente por Platão em sua obra "A República", com o objetivo de fazer referência ao uso da razão para compreender a natureza divina ao invés da compreensão literária. Depois, Aristóteles usou o termo com dois significados distintos: para se referir ao pensamento mitológico que existiu antes do surgimento da filosofia, e também para tratar do ramo fundamental da filosofia.

No cristianismo a adoção da teologia como conhecimento/estudo sobre Deus se estabeleceu com Santo Agostinho entre os séculos IV e V, que criou o conceito da teologia sistemática.

O que faz um teólogo?

Embora a maioria dos estudantes de teologia tenha como objetivo o sacerdócio, o teólogo pode atuar de diversas formas na sociedade. Ele pode lecionar as disciplinas de ética e religião para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio; como também pode seguir na área de pesquisas, tratando da relação entre fenômenos religiosos e atividades humanas; trabalhar em editoras do segmento religioso; prestar consultoria para organizações públicas ou privadas e indivíduos que usem a religião em seu trabalho.

O teólogo também pode trabalhar em ONGs, orientando e auxiliando grupos religiosos ou instituições que desenvolvem trabalhos religiosos. O curso de teologia oferece ainda uma ampla base para a discussão e defesa da fé através de palestras, debates, programas de rádio e TV e outros meios e eventos.

Agora que você entendeu melhor o que é a teologia, o que ela estuda e como aplicar seus ensinamentos em sua vida e ações do cotidiano, que tal fazer um curso de teologia para se aprofundar ainda mais nessa área tão rica? Esse estudo tem tudo para expandir sua mente e sua fé!

Saiba mais sobre o curso Bacharel em Teologia CLICANDO AQUI

COMENTE ABAIXO E DEIXE SUA OPINIÃO

Postagens mais visitadas deste blog

Ensina ao Teu Filho o Caminho que Deve Andar

"Ensina a criança o caminho que deve andar e ainda quando for velho, não se desviará dele" - Provérbios 22:6
A criança é uma benção na vida dos pais, mas infelizmente existem alguns que não dão o devido valor a essa criaturazinha tão dependente. Mas Deus deixa claro em Sua Palavra, e nós como pais temos que ensinar e cuidar com muito amor e carinho nossos filhos. Quando bebê iniciasse todo o aprendizado dos 6 até 1 ano, as primeiras palavras, os primeiros passos, a partir de 1 ano tudo que a criança vê acaba absorvendo para si, é importante que os pais tenham cuidado com as brigas, com as palavras para que a criança não aprenda e aplique em sua vida. Acho incrível a minha vizinha que mora de frente a minha casa, essa família é muito simples e o palavrão rola solto, então a filha mais nova dela que tem 3 anos já fala todo o tipo de palavrão é inacreditável a capacidade que essa criança tem, mas não é porque é pobre que tem que ser mal educado, por isso tenham cuidado pais.
Da…

Leia a Palavra Que o Senhor Vosso Deus Fala ao Teu Coração Neste Momento

Uma mensagem especialmente para você neste momento, é a Palavra que Deus tem para falar ao teu coração. Reserva apenas um minuto para lê-laLeia a Palavra Que o Senhor Vosso Deus Fala ao Teu Coração Neste Momento
“Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.” - Salmos 40:1
“Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.” - Isaías 40:31
“Na verdade, não serão confundidos os que esperam em Ti; Confundidos serão os que transgridem sem causa.” - Salmos 25:3

Carta de Deus Para Você - Leia e Seja Tocado(a)

Você está precisando ouvir uma resposta de Deus? Então essa resposta chegou. Veja agora essa Carta de Deus para você

Se você começou a ler essa mensagem. não foi a toa, porque foi exatamente para você que escrevi essa carta. Tenho visto cada detalhe da tua vida e sei quantas humilhações você sofreu, as vezes você pensa que estou longe de você, mas não estou aqui, você não me vê, mas estou contigo. Por isso decidi escrever essa carta para que você saiba que vou estar sempre contigo e vou te ajudar a vencer essa batalha.

Carta de Deus Para Você - Leia e Seja Tocado

Há lembre-se que as pessoas que te humilharão verão você vencer e saberão que só Eu Sou Deus, somente Eu que ergo, para que as pessoas vejam em você a minha glória. Eu te amo, não te abandono. O mundo já disse que você não tem mais jeito? O mundo já riu de você? O mundo já julgou você, sem ao menos procurar saber o que se passa em seu coração? Até mesmo sua família te desprezou? Pois é vejo quão difícil está sendo para você …

70x7 Só os Fortes Entendem - Saiba o Significado Desse Versículo

70x7 só os fortes entendem: qual é o significado dessa pequena frase que vem de um versículo muito abençoado (Mateus 18:21-22), leia e mude sua vida Versículo da frase "70x7 só os fortes entendem": "Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: 'Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?' Então Jesus respondeu: 'Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete'"  Mateus 18:21,22

O Espírito Santo Vai Falar Com Você - Clique Aqui e Veja

Veja a mensagem que o Espírito Santo tem ao teu coração. Sua vida será totalmente restaurada pelo poder do Espírito de DeusO Espírito Santo Vai Falar Com Você
Tua vida tem sido difícil? Quantas perseguições hein? Parece até que estás só, que não tem mais jeito para a tua vida, parece mesmo é que Deus te esqueceu. Mas será mesmo que Ele te esqueceu? Será que Ele iria abandonar um ser tão precioso como você? Tenho certeza que não, tenho certeza que tua vida tem grandiosos planos e que muitas bençãos ainda irão acontecer. Deus tem grandes planos na tua vida.

Receba Uma Oração Forte de Cura e Libertação Para Tua Vida

Receba uma oração forte de cura e libertação neste momento. Essa oração vai direto a teu coração. Tua cura e libertação vai ser confirmada. Senhor Deus neste momento entro em tua presença para orar pela pessoa que está neste momento lendo essa oração em forma de mensagem, essa oração que é de cura e libertação dessa pessoa. Senhor sabemos que um dos teus nomes é "Jeová Rafá" que significa "O Senhor que Sara", clamo ao o Senhor que é O Médico dos médicos para que neste momento traga a cura e a libertação para a vida dessa pessoa Pai.

Os Humilhados Serão Exaltados

Os humilhados serão exaltados para honra e glória de Jesus - Versículo "Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado" - Lucas 18:14bOs Humilhados Serão Exaltados
Em muitos momentos de nossa vida nos sentimos humilhados, seja em casa com a família, ou com o relacionamento emocional, ou amigos e principalmente trabalho. Esses dias um amigo meu ficou muito triste pois descobriu que um colega seu de trabalho no qual ele confiava falou mal dele ao seu gerente, esse meu amigo por nome Roberto, falou para mim que não sabia porque quiseram o prejudicar, pensou até em desistir de seu trabalho então eu mostrei um belo versículo para ele que diz: "Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado". - Lucas 18:14b

Mensagem de Deus Para Tua Vida - Não Deixe de Ler

Uma mensagem vinda do Pai para tua vida neste momento, reserva um minuto de tua vida para lê-la e você verá Deus falar contigo agoraMensagem de Deus Para Tua Vida - Não Deixe de Ler Deus está contigo em cada segundo de sua vida, por mais que as dificuldades pareçam difíceis de serem superadas. Quando Deus te criou Ele fez um ser capaz de vencer o impossível, mas infelizmente muitas coisas que acontecem acabam nos deixando com a fé pequena. Não permita que sua fé diminua, mesmo que você não consiga se ver superando o impossível, tenha fé mesmo assim pois Deus te fará superar todos esses problemas que estão na tua frente.

Oração Pra Te Abençoar - Receba a Confirmação do Teu Milagre

Receba neste momento uma oração que com certeza vai te abençoar grandemente. Essa oração será a confirmação da vitória que você tanto esperava. 
Nesta oração venho entregar a tua vida nas mãos de Deus, não sei o que você está passando neste momento, mas saiba que Deus sim sabe tudo, e me mandou inspiração para essa oração para te abençoar grandemente em nome do Pai, Filho e Espírito Santo.

A Morte e Ressurreição de Cristo

Veja essa história fabulosa, cada detalhe sobre a Morte e Ressurreição de Cristo, seja edificado(a) com essa mensagem      Provavelmente não existe uma única pessoa no mundo que não tenha ouvido falar a respeito da morte e Ressurreição do Nosso Senhor Jesus Cristo. Mas, naquele tempo, quando os fatos de sua morte e Ressurreição foram tão amplamente conhecidos, sua essência espiritual e seu sentido interior surgem como mistério da sabedoria de Deus, justiça e Seu amor infinito



Jesus predisse sua morte e ressurreição, e elas aconteceram exatamente como ele previu. “E, tomando consigo os doze, disse-lhes: Eis que subimos a Jerusalém, e se cumprirá no Filho do homem tudo o que pelos profetas foi escrito; Pois há de ser entregue aos gentios, e escarnecido, injuriado e cuspido; E, havendo-o açoitado, o matarão; e ao terceiro dia ressuscitará”. (Lucas 18:31-33). Torturado, machucado, crucificado e morto, o Senhor Jesus ressuscitou ao terceiro dia como havia anunciado. Após a sua ressurreiçã…