O Que É a Santíssima Trindade?

O Que É a Santíssima Trindade?
O Que É a Santíssima Trindade?

O que é a Santíssima Trindade? Como três Deuses podem ser apenas um? Descubra e aprofunde o seu conhecimento em Deus

A Trindade, também conhecida como Santíssima Trindade, é um termo usado para descrever o Deus do cristianismo, que é apenas um, mas formado por três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Assim, o Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo também é Deus, mas Deus é apenas um, por isso o cristianismo é monoteísta.

Embora a palavra Trindade não apareça na bíblia, o conceito de que Deus é um mesmo sendo três está presente em inúmeras passagens das escrituras. O termo Trindade vem da palavra latina “trinitas”, que quer dizer “tríade” ou “três que é um”. Foi usado pela primeira vez por Tertuliano no século II d.C. Posteriormente, o termo foi debatido e reafirmado em Concílios.

Como três Deuses podem ser apenas um Deus?

O conceito da Trindade é um tanto quanto complexo para o homem. Em primeiro lugar, precisamos nos lembrar que Deus não está sujeito a limitações físicas e humanas, como o espaço e o tempo. Para entender o que é a Trindade devemos recorrer às escrituras divinas e nos apoiar no estudo da bíblia.

A bíblia deixa claro que há um só Deus em Efésios 4:6, Romanos 3:30 e diversas outras passagens, como em Isaías 44:6, que diz “além de mim não há Deus”. Portanto, não podemos dizer então que existem três Deuses. Mas se há o Pai, o Filho e o Espírito Santo, como pode haver apenas um Deus?

Podemos dizer que Deus, único e supremo, é formado por três “pessoas”, “faces” ou “identidades”, todas distintas e cada uma com uma função. As três estão no mesmo patamar, nenhuma está acima da outra, pois elas não são uma parte de Deus e sim o próprio Deus.

Em João 10:30 Jesus diz que Ele e o Pai são um e depois, em 14:9, diz “quem me vê, vê o Pai”. Outra passagem de Jesus deixa claro o que é a Trindade: em Mateus 28:19 Ele diz para batizar os fiéis “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, confirmando que os três são um.

Limitação da compreensão humana

Nós tentamos entender constantemente Deus e seus ensinamentos, por isso, criamos algumas comparações na tentativa de simplificar e entender o que é a Trindade. Uma das analogias mais comuns é com um ovo. Assim como o ovo é composto por casca, clara e gema, Deus é composto por Pai, Filho e Espírito Santo.

Entretanto, essa comparação também é equivocada, já que gema, casca e clara são partes de um ovo, enquanto Pai, Filho e Espírito Santo não são partes de Deus, cada um d’Eles é Deus. Podemos entender a Trindade como uma espécie de mente coletiva de uma mesmo Ser Supremo, único e divino.

A verdade é que Deus é complexo demais para caber em comparações feitas pela mente humana, nossa inteligência é limitada enquanto Deus não. Porém, Ele revelou a verdade através da bíblia e ela nos confirma a existência da Trindade.

DEIXE SEU COMENTÁRIO LOGO ABAIXO

Como ter um vida na Presença de Deus

Como ter uma vida na presença de Deus? Essa mensagem irá te ajudar a ter uma aproximação maior com Deus. Como ter um vida na Presença de...