Amar a Deus Sobre Todas as Coisas: Descubra o Que a Bíblia Ensina

Amar a Deus sobre Todas as Coisas. Versículo Mateus 22:37 - "Amarás O Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o entendimento."

Capa Amar a Deus Sobre Todas as Coisa - Amar a Deus Sobre Todas as Coisas: Descubra o Que a Bíblia Ensina

Amar Deus sobre todas as coisas é um dos mandamentos mais importantes que Cristo transmite para nós. Mas, você entende o que é e como podemos amar a Deus acima de tudo? Apesar de ser um comando óbvio, colocá-lo em prática pode ser um pouco mais complicado do que se imagina.

O que acontece é que a intensidade de nosso amor a Deus varia de acordo com os momentos e fases das nossas vidas. Assim, é comum associar o amor a Ele com as nossas experiências, tanto as espirituais, quanto as pessoais.

Em Mateus 22:36-38 Jesus diz às pessoas ao seu redor: “Ame o Senhor, teu Deus, de todo o coração, de toda a sua alma e de toda sua mente”. Assim, esse é o primeiro ensinamento passado por Jesus.

O que Jesus quis dizer, é que devemos amar a Deus incondicionalmente, a qualquer momento e com todo nosso ser. Entretanto, acabamos dividindo esse amor em partes. Agimos como se o “amar a Deus” fosse um processo, em que devemos passar por cada etapa para chegar a próxima.

Primeiro devemos amar a Deus com nosso coração, depois devemos amar a Deus com nossa alma e, por último, amá-lo com nosso pensamento. O que acontece é que nossas experiências pessoais influenciam esse processo.

Por exemplo, podemos acreditar estar na fase de amar a Deus com nossa alma. Porém acontece algo ruim em nossas vidas ou começamos a passar por alguma dificuldade. Aí começamos a duvidar do amor e do poder de Deus. Assim, acabamos por voltar ao início do processo.

O amor a Deus vai além das nossas experiências

Procurar amar a Deus através de etapas e basear a intensidade desse amor na nossa situação atual faz parte do nosso caminho de aprendizado. Amá-lo de forma constante e permanente é fácil de ser explicado, entretanto não é simples de ser feito.

Precisamos entender que Deus sempre estará do nosso lado, mesmo nos momentos mais sombrios. Assim, amar a Ele por completo significa ter a confiança de que ele está conosco e que cuida de nós. Entretanto, é normal ter dificuldades de exercer esse amor quando estamos passando por crises em nossa vida.

É fácil “Amar a Deus sobre todas as coisas” quando conseguimos sentir sua presença e sua mão nos confortando. O problema está em associar nosso amor a Deus com nossos momentos bons. Dessa forma, nas dificuldades acabamos frustrados porque não conseguimos sentir a presença Dele, mesmo ele estando do nosso lado.

Como em um relacionamento normal, as dificuldades e frustrações acabam nos distanciando de Deus. O que torna mais complicado para nós amar a Deus plenamente, e com todo o nosso ser.

Precisamos amadurecer para amar a Deus plenamente

Para que consigamos amar a Deus com todo o nosso ser, precisamos amadurecer como pessoas e na nossa fé. Precisamos ter a consciência de que nossas ações geram consequências que nem sempre são boas.

Assim, o sentimento de ausência de Deus, nada mais é do que o próprio Deus falando conosco. Precisamos entender que esse silêncio é uma ferramenta Dele para nos moldar como pessoas e o nosso caráter.

O que precisamos entender é que o amor a Deus não tem garantia. Ou seja, amá-lo com todo o seu ser não impede que coisas ruins possam acontecer na sua vida. Da mesma forma, precisamos entender que Ele não nos abandonará caso desviemos do Seu caminho.

Devemos nos entregar e confiar no seu poder. Não somos capazes de entender os desígnios Dele, nem o que ele planeja para nós. Por isso, nosso amor a Deus deve ser alicerçado na confiança da Sua presença e do Seu Amor.

Como Amar a Deus no dia a dia

De uma maneira muito rápida Deus fala que só devemos adorá-Lo, não existe outro Deus ou outra divindade a qual mereça realmente nossa adoração, oração, louvor e sacrifício. Só Deus é Onipotente, Onisciente e Onipresente, só Ele tem o poder de fazer o que tanto precisamos nos momentos mais difíceis de nossa vida, só Ele sabe o momento certo para agir, só Ele vê em todos os momentos o que estamos passando e só Ele sonda nossa mente, nosso coração e sabe tudo o que fazemos e pretendemos fazer.

Pois isso, fica claro que em nossas necessidades devemos procurar a Deus. Mateus 22: 37-40, Marcos 12: 28-34:

“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e com toda a tua alma e com toda a tua mente” – este é o grande e principal mandamento, e há um segundo como este: “Amarás o teu próximo como você mesmo”.

Vivendo o primeiro e maior mandamento

Amar a Deus Sobre Todas as Coisas – Veja o que a Bíblia Ensina – Mandamento 1

“Ele respondeu: ‘Ame o Senhor seu Deus com todo o seu coração e com toda a sua alma e com todas as suas forças e com toda a sua mente’; e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’” (Lucas 10:27).

Como podemos tornar o amor a Deus nosso principal sonho e ambição nesta vida?

Amar a Deus com todo o nosso coração – determine intencionalmente e defina com entusiasmo o seu amor em Deus, determinando que o principal sonho da sua vida é buscar viver o primeiro mandamento. Davi, o homem segundo o coração de Deus, estabeleceu o Seu coração para amar a Deus (Salmos 18: 1).

“Senhor, ajuda-me a definir meu coração para amar e persegui-lo de todo o coração como meu sonho principal e maior ambição na vida”.

Amando a Deus com toda a nossa mente – Encha sua mente com coisas que o inspiram a amar a Deus e não a coisas que o afastam Dele. Tome tempo para encher sua mente com a Sua Palavra, em vez de filmes violentos e tentações concupiscentes (Jó 31: 1). O que fazemos com nossa mente afeta nossa capacidade de receber e expressar amor.

“Senhor, ajuda-me a encher minha mente com a Sua Palavra e com as coisas que inspiram o amor, para que eu possa livremente receber o Seu amor e expressá-lo plenamente”.

Amando a Deus com toda nossa força – Expressamos amor por Deus em como usamos nossa força e recursos de tempo, dinheiro, energia, talentos, palavras e influência. Deus tem grande prazer nas pequenas coisas que fazemos, que investem nossa força em maneiras que expressam amor por Ele e ajudam os outros a amá-lo. Ele ama quando servimos, ofertamos, oramos e abençoamos os outros.

“Senhor, ajuda-me a usar minha força e recursos de dinheiro, energia, talentos e influência de maneiras que expressem meu amor por Você e ajudem os outros a amá-lo ainda mais”.

Amando a Deus com toda a nossa alma – Expressamos amor a Deus com a alma quando exercemos nossa energia para realinhar nosso coração ao centro de nosso relacionamento com Ele, em vez de reconhecer ou realizar outras atividades. Quando nossa identidade e nosso sucesso primordial torna-se sermos pessoas que amam a Deus e são amados por Ele, estamos amando-O com toda a nossa alma.

“Senhor, ajuda-me a exercer minha energia para realinhar meu coração ao meu relacionamento com Você, em vez de minhas realizações ou reconhecimento dos outros. Ajude-me a amá-lo e os outros acima de tudo e de todas as coisas”.

Amar ao Deus Trino

Amar a Deus sobre todas as coisas: Descubra o que a Bíblia ensina – Deus Trino

Pai, Filho e Espírito Santo – São divindades distintas, mas são da mesma natureza e por isso são UM SÓ DEUS. Jesus o Filho veio a Terra para pagar nossos pecados através do Seu sangue e nos libertar de todo o mal, o Espírito Santo vem até nossos corações e nos preenche do poder, da unção… Basta apenas nos libertar de todo o mal, a partir do momento que somos lavados e purificados pelo sangue de Jesus, somos aptos a receber o Espírito Santo de Deus e quando temos o Espírito de Deus em nossa vida tudo dá mais certo.

Deus, o Pai, aquele a quem conversamos e que nos escuta e nos protege e nos dá o que precisamos. Todos os Três são UM SÓ DEUS. Por isso devemos adorá-Lo, exalta-Lo, amá-Lo sobre todas as coisas. O Deus Trino age em nossa vida a todo o momento, então amá-Lo e segui-Lo seria o mínimo que poderíamos fazer para compensar tudo que Ele faz por nós.

Amar a Deus é dar prioridade a Ele (Deus Trino) em tudo em nossa vida, entregar tudo que temos a Ele, trabalho, família, tudo que somos e temos tem que ser para glorificar e exaltar a Deus. Por isso, não devemos de forma alguma estar vivendo no pecado, pois o pecado nos distancia de Deus e quando estamos distantes d’Ele mostramos que não O amamos verdadeiramente. O amor a Deus deve ser incondicional.

Saiba que mesmo que você esteja distante ainda dá tempo de voltar a seguir os caminhos de Jesus. São três processos que mencionamos acima: primeiro se arrepender dos seus pecados, a partir daí Jesus irá te lavar e purificar com Seu sangue, segundo o Espírito Santo de Deus irá te preencher com o Seu poder e unção e terceiro Deus irá agir e fazer maravilhas em sua vida. Daí é só viver na presença de Deus dedicando toda a sua vida a Ele.

Se essa palavra tocou seu coração, leia mais textos inspiradores e edificantes.

Nos siga também em nossas redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube) e receba diariamente o encorajamento para seguir firme com Jesus.

Recomendamos para você:

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

5 Comentários:

  • Lindo lindo lindo

  • Obrigado missionário por me proporcionar esse documentário sobre Deus

  • Uma das decisões mais bonita que temos. O AMOR.
    Não existe amor maior daquele que deu seu filho unigênito para morrer por nós, morte de cruz.
    E as vezes somos tão ingratos.
    Muito lindo e educador este texto. Parabéns pela sua sabedoria missionário. Deus continue a te abençoar.

  • Se todos amassem o próximo como se manda o mandamento de Deus o mundo seria muito diferente.

  • Lindo texto.
    Amar a nosso Deus é mais que um dever, é um privilégio.
    Obrigado Missionário Fael por sempre nos trazer esses maravilhosos textos.

Deixe seu comentário: